Marketing de Conteúdo

Blog corporativo: por que tê-lo em sua estratégia de Marketing Digital?

blog corporativo

Nós poderíamos responder a pergunta do título e acabar esse artigo com apenas uma frase: sem conteúdo, você não existe.

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Mas, apesar da frase acima ser 100% verdadeira, a gente não vai terminar esse texto por aqui. Queremos que você entenda mesmo por que um blog é uma peça-chave dentro de uma estratégia de Marketing Digital.

E tudo começa justamente com o argumento que iniciou esse texto. Para ser encontrado na internet, é preciso estar presente. Presente em diversos canais, com conteúdos variados, uma frequência de publicações e, claro, qualidade de informações.

Mas então não basta estar em várias redes sociais?

Não.

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É óbvio que elas são fundamentais, já que 78% dos usuários de internet no Brasil estão nas redes e passam uma boa parte do tempo olhando para suas timelines. Só que Facebook, Twitter, Instagram e companhia não conseguem abraçar todas as potencialidades do Marketing Digital.  

Tem coisas que só um blog faz por você.

Um blog corporativo é um investimento duradouro que não pesa no bolso

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Ao contrário das redes sociais, que são canais instantâneos, onde a informação chega até você e logo some de vista, o blog é um ativo permanente. Por quê? Com ele, podemos produzir conteúdo evergreen. Ou seja, materiais que se mantêm relevantes (e disponíveis) mesmo depois de muito tempo da publicação.

Isso significa que, diferente de uma campanha publicitária onde você deixa de ter resultados se para de investir, com um blog o investimento feito na produção de conteúdo continua rendendo frutos tempos depois de sua publicação, como tráfego e rankeamento no Google. Justamente o que explicaremos no próximo tópico!

Um blog corporativo atrai novos visitantes e te ajuda a ficar bem no Google

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Adivinha qual é um dos pilares do Marketing de Conteúdo que mais atrai visitantes e os converte em leads (ou potenciais clientes)? Pois é, o blog. Conteúdo original e recorrente é importante para o seu posicionamento em mecanismos de busca, como o Google.

Quanto melhor a sua colocação, maiores as chances de ser encontrado pelo público que está buscando um serviço ou produto com o seu. E, por fim, se o conteúdo for relevante e cumprir o que promete, fica mais fácil fazer com que o leitor assine sua newsletter, por exemplo, e continue o caminho na sua jornada do comprador.

Percebeu o ciclo formado?

Um blog corporativo facilita o fechamento da venda

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Sim. O blog te ajuda a vender. E faz isso em mais de um momento!

Nos casos em que o cliente ainda não está no momento ideal da compra, por exemplo, o blog serve como meio de manter aquele contato, alimentando-o com informações úteis e, assim, estabelecendo uma confiança que fará a diferença na hora em que a pessoa decidir pela compra.

Agora, imagine um cliente no momento certo da compra. Essa pessoa chega até sua empresa por algum meio, que pode ser um link patrocinado ou um anúncio no Facebook. Qual é um dos meios de convencê-lo de que seu serviço ou produto é tudo aquilo mesmo? Ele de novo, o seu blog. O conteúdo publicado lá é uma grande ferramenta de persuasão, capaz de esclarecer dúvidas que podem estar passando pela cabeça do cliente e mostrando a ele que você tem o que ele precisa.

Um blog corporativo contribui para tornar sua marca uma referência

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Quando o blog está em sintonia com as buyer personas do seu negócio, o conteúdo publicado naturalmente irá tirar dúvidas frequentes dos seus clientes, falar sobre aspectos importantes do seu mercado e trazer dicas que farão diferença no dia a dia de algum leitor. E a relevância criada por esses textos se reflete na sua marca.

É claro que isso não é do dia para a noite. Mas com uma boa estratégia de conteúdo e recorrência nas publicações, sua empresa pode se tornar referência para as pesquisas sobre seu nicho de atuação. Isso leva seu nome para novas pessoas e também faz com que seus links sejam referenciados em outros domínios, o que ajuda (muito) no rankeamento do Google.

Um blog corporativo gera aprendizado

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Com um blog, você não apenas dá informação para o seu público-alvo: você colhe informação sobre ele. E informação importante! Descobrir os links mais acessados, os assuntos mais populares e o modo como os visitantes chegam até você é de extrema importância para afinar cada vez mais sua comunicação online, e pode até mesmo ajudá-lo a traçar diferentes rumos de negócio.

Com todos esses pontos positivos, é impossível resistir ao blog. E a eurequipe sabe criar conteúdo como ninguém! Vamos nessa?

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