Dicas de negócio

Olá, internet: 5 dicas para criar um e-commerce lacrador

criar e-commerce

Somente 4% dos brasileiros que têm acesso à internet nunca fizeram compras online. É o que revelou um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país. Ou seja, comprar pela internet já não é uma novidade, e sim um hábito do consumidor.

Mean Girls GIF

O resultado desse comportamento é o crescimento dos e-commerces, que podem chegar a um faturamento de R$ 69 bilhões e mais de 220 milhões de pedidos neste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Outro dado que dá gás para o segmento é o interesse do brasileiro: de acordo com a última Global Consumer Insights Survey, pesquisa anual elaborada pela PwC, 45% dos brasileiros têm interesse em comprar itens básicos online regularmente.

Se você quer aproveitar esse momento do mercado para lançar um e-commerce, puxa aí um bloquinho e anota todas as dicas que a gente tem pra te dar. Para se destacar da concorrência e ter retorno no negócio, vai ser preciso mais do que um site bonitinho!

 

1 – Não pense que criar um e-commerce é apenas lançar um site

 

Relaxed Office GIF

Você acha que a vida de dono de e-commerce vai ser assim?

Busy Jim Carrey GIF

Talvez sim, mas antes de fazer sucesso na web você vai precisar de uma certa energia!

Uma venda não acontece sozinha. Nem mesmo na internet. Por isso, o planejamento prévio é fundamental para guiar o seu negócio. Nesse plano, entram análises de público-alvo, de logística, de concorrência e do site em si.

Você já parou para pensar em quem é o seu público? Em como ele encontrará a sua loja na internet? Estudar o seu mercado e identificar as melhores estratégias para estruturar o seu site, pensando sempre no seu produto e em quem o consome, precisa estar no topo da sua lista de prioridades.

Além disso, dê uma atenção especial ao estudo da concorrência, procurando identificar espaços onde você possa se diferenciar e se destacar!

 

2 – Mas, obviamente, ter um site maravilhoso é fundamental

 

90S Good Job GIF

E ninguém vai discordar disso!

Invista tempo na escolha do seu layout. Ele será a sua vitrine. E, justamente por isso, precisa transmitir a essência da loja e – obviamente – favorecer o processo de compra.

Outro dado: hoje, o Brasil possui cerca de 220 milhões de smartphones ativos – o que supera a marca de um celular por habitante. Ou seja, seu site precisa ser responsivo. Ele será acessado a partir de diversas telas, navegadores e sistemas operacionais.

Mas, para ser acessado, seu site precisa aparecer. E, por isso, o SEO – processo de otimização de um site para torná-lo amigável aos mecanismos de busca – deve fazer parte também dessa construção. Aplicar palavras-chave que se relacionam com o seu negócio e com o seu nicho de mercado nos menus e nas tags do site, por exemplo, é essencial em qualquer e-commerce.

 

3 – Só que não basta ser bonito e aparecer: seu site precisa facilitar a vida do cliente

 

Internet Speak To Me GIF

Não seja esse site.

Seu e-commerce precisa ser organizado. A busca pelos produtos não pode cansar o visitante, que irá se frustrar caso ache difícil encontrar aquilo que procura.

Seu e-commerce precisa ser rápido. As páginas não podem demorar para carregar e, além disso, é um erro fazer com que a pessoa preencha formulários intermináveis para conseguir finalizar uma compra. Importante: crie mecanismos que possibilitem o armazenamento de dados para futuras compras de um mesmo usuário.

Seu e-commerce precisa conversar com o cliente. Deixar o usuário por dentro de todos os passos da compra é fundamental para que ele não desista no meio do caminho. E, quando a compra for concluída, mantenha a pessoa sempre informada sobre a entrega.

 

4 – Informar é preciso (e encantar também)

 

I Love You Emblem GIF

É assim que a gente quer que seu público fique quando acessa seu site.

Dedique-se à descrição dos produtos. A tarefa é maçante? Sim. Mas esse é um fator decisivo muito importante para uma compra online – além de ajudar no SEO do seu e-commerce. Por isso, seja cuidadoso e detalhista nesse momento.

Fotos em boa qualidade também são essenciais para que o cliente confie no seu produto. Produzir as suas próprias imagens pode ajudá-lo em alguns aspectos, como a variação de ângulos do produto e uma diferenciação do que outros concorrentes podem publicar em seus sites.

 

5 – Divulgar é a outra metade do trabalho

 

Happy Social Media GIF by Yevbel

Não esqueça de curtir seus posts

Para consolidar o seu e-commerce, você precisa consolidar a sua marca. E, para isso, o trabalho é constante. Além de cumprir os prazos de entrega e resolver os erros com gentileza e rapidez, saber ganhar relevância na internet é o que dará impulso para suas vendas.

E aqui entram mais do que as técnicas de SEO que já mencionamos: uma estratégia completa de Marketing Digital vai fazer a diferença no modo como você se relaciona com seus potenciais clientes. Um dado para convencê-lo? A PwC realizou um estudo com mil consumidores e descobriu que, para 77% deles, as informações obtidas nas redes sociais influenciam diretamente a decisão de compra.

Internet Win GIF

Pronto pra quebrar a internet? A ED tem gente especializada no assunto e pode ajudá-lo construir seu negócio. Fale com a nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *