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Datas comemorativas: o que fazer para aproveitá-las sem ser clichê?

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Vários clientes. Uma data comemorativa. Todos os clichês possíveis já utilizados. Quem trabalha com conteúdo, sente um arrepio na espinha sempre que o Dia das Mães, dos Pais, dos Avós ou dos Cachorros está chegando.

 

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Mas não adianta fugir: as datas comemorativas são, sem dúvida, um meio eficaz para atrair novos clientes ou engajar a sua base atual. Afinal, entregar informações relevantes para as pessoas certas, no momento certo, é a grande missão do Marketing de Conteúdo.

Se a sua empresa não aproveita esses momentos para produzir conteúdo significativo, então está na hora de saber como fazer bom uso das datas comemorativas na sua comunicação!

 

Conheça suas personas

 

Você já estudou suas buyer personas? Antes de saber o que falar, precisamos saber para quem falar. Afinal, não adianta encher a timeline do seu público com balões e ursinhos de pelúcia no Dia dos Namorados se essa estratégia não fará com que essas pessoas se sintam realmente compreendidas pela sua marca.

 

Valentines Day Hello GIF

 

Para não sair por aí disparando mensagens que não interessam aos seus leads, o primeiro passo é definir quem eles são, através de um estudo consistente de personas, e estruturar uma jornada do comprador que faça sentido para eles.

Conhecer a fundo os problemas e os desejos das suas personas é o que irá dar ideias para fugir do clichê nas datas comemorativas e acertar em cheio na comunicação.

 

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Mapeamento do calendário anual

 

Levando em consideração as personas desenhadas em sua estratégia, olhe com carinho para o calendário de datas comemorativas do ano e selecione aquelas que fazem sentido para o seu público.

 

Mia Farrow Calendar GIF

 

Também é importante avaliar os eventos ou períodos que se repetem anualmente, mesmo sem uma data concreta: o que chamamos de sazonalidade. Exemplos clássicos? As férias escolares e as mudanças de estação.

 

Não se esqueça de olhar para a concorrência

 

Olhar para a grama do vizinho é essencial no Marketing de Conteúdo. Analise as pautas exploradas pelos seus concorrentes e o modo como eles tratam as datas comemorativas na comunicação. São estratégias que têm uma boa repercussão? Que gatilhos elas utilizam para engajar o público?

 

Looking Tv Show GIF by RuPaul's Drag Race S5

 

Absorva esse conhecimento e coloque-o em prática no próximo passo, que é planejar as suas ações.

 

Faça seu planejamento editorial

 

Com as datas comemorativas a serem trabalhadas devidamente mapeadas, é hora de planejar o seu calendário editorial, que deve funcionar com um plano de pautas previsíveis e definições de propósito e formato dos conteúdos.

Nas datas abrangentes, como o Dia das Mães, seu propósito deve ir além de disseminar felicitações. Criar um conteúdo de nicho não significa conversar com todas as mães que estão no Facebook, mas com aquelas que seu produto ou serviço pode auxiliar.

 

Amy Poehler Mom Gif By RealitytvGIF

 

Além disso, o conteúdo para uma data específica não precisa ficar preso ao dia em questão: criar uma campanha que utiliza diferentes plataformas e diferentes assuntos em torno do mesmo tema é mais eficaz do que um post isolado.

Por fim, depois de todo o planejamento criativo, é preciso definir quando seu conteúdo vai ser publicado. Ainda pensando no Dia das Mães, imagine que se você tem um e-commerce que demanda um determinado prazo de entrega para os produtos, é preciso de uma certa antecipação das campanhas para não perder o timing da data comemorativa.

E quando tudo estiver agendado, é só aguardar os resultados!

Ficou com vontade de aproveitar a próxima data comemorativa para engajar seu público? Fale com a nossa equipe para que a gente possa ajudá-lo a construir uma boa estratégia!

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