O Inbound Marketing inverteu a lógica de vendas e hoje é indispensável em qualquer estratégia de comunicação. Para atrair, engajar e encantar o público, essa metodologia baseia grande parte das suas ações em conteúdo de qualidade e na automação da sua distribuição.
Mas, para isso tudo acontecer, diversas frentes de atuação são convocadas: produção de conteúdo, email marketing, redes sociais, SEO, entre outras.
Para não enlouquecer o seu time, coordenar todas essas ações e conseguir bons resultados, existem ferramentas que facilitam o trabalho em todas as áreas do Inbound. Com elas, você consegue mais produtividade no dia a dia, melhora o alvo da comunicação e tem clareza para mensurar resultados. O Bob Esponja agradece!
Observação! Antes de se empolgar com as ferramentas que listaremos nesse post, lembre-se de que nenhuma delas substitui o trabalho de um time dedicado ao Inbound Marketing e alinhado com os seus objetivos de negócio. Afinal, como o próprio nome diz, elas são apenas ferramentas para alavancar o trabalho nessa área.
Ferramentas de Inbound Marketing para busca de palavras-chave
Chega de listar palavras-chave sem ter a menor ideia de como elas irão performar.
Google Keyword Planner
A ferramenta de busca de palavras-chave do Google Adwords pode ajudá-lo a encontrar termos relevantes para o conteúdo relativo ao seu negócio. Também dá pra checar com que frequência as palavras são pesquisadas ao longo do tempo.
Gratuito
Google Trends
“Veja o que o mundo está pesquisando”. A chamada do Google Trends já diz a que ele veio. Com essa ferramenta, você pode descobrir a popularidade de um termo de pesquisa ou de um assunto através gráficos que mostram a frequência de pesquisa por eles ao redor do mundo.
Gratuito
SEMRush
O SEMRush é uma das alternativas mais completas para busca de keywords e SEO. Com o recurso de pesquisa de palavra-chave, você recebe opções já testadas, consegue informações estendidas sobre o valor de palavras-chave em pesquisas orgânicas e pagas e ainda descobre como seus concorrentes investindo.
Pago
Ferramentas de Inbound Marketing para produção e publicação de conteúdo
Que título eu vou dar para esse artigo? Será que ficou bom? E agora, que horário será melhor pra postar?
Portent
Com o Portent Content Idea Generator, você consegue bons insights para gerar títulos e conteúdos. É só inserir o assunto na plataforma e esperar a mágica acontecer. But do you speak English? A ferramenta só funciona nessa língua!
Gratuito
Máquina de títulos
Se você gostou do Portent mas precisa de uma versão brasileira Herbert Richers, vale dar uma conferida nessa ferramenta desenvolvida pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais. Ela sugere uma lista de títulos a partir das palavras-chave que você digitar.
Gratuito
Avaliador de títulos
Mais um oferecimento Rock Content, o avaliador de títulos analisa tipo, tamanho e escaneabilidade das suas ideias!
Gratuito
Buffer
Uma boa ferramenta de agendamento de publicações. Em sua versão gratuita, suporta até 3 contas e inclui Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e Google+. Nos planos pagos, você consegue checar análises sobre o resultado das postagens.
Tem plano gratuito
Hootsuite
Semelhante ao Buffer, o Hootsuite também tem um plano gratuito que atende 3 perfis e oferece análises básicas. Nos planos pagos, é possível gerenciar a sua equipe de conteúdo e monitorar as publicações.
Tem plano gratuito
Ferramentas de Inbound Marketing para Email Marketing
Listas bagunçadas, e-mails duplicados, dificuldade de entender métricas e fazer testes: tá na hora de deixar isso no passado e organizar o seu e-mail marketing.
E-goi
Com essa ferramenta, você tem acesso a templates para newsletter, automatiza fluxos, pode fazer teste A/B e gera relatórios de desempenho.
Pago
Mailchimp
Já o Mailchimp é uma das opções mais conhecidas entre as ferramentas de email marketing. Ele é renomado por seus templates fáceis e ajuda muito quem não é designer ou programador a construir bons emails!
Tem plano gratuito
Ferramentas de Inbound Marketing para análise
A hora do relatório é a hora que deixa toda a sua equipe maluca, né? Muitas vezes, gráficos parecem gregos e o pessoal tem que ficar juntando as informações de diferentes plataformas para construir uma análise completa. Acredite: dá pra deixar esse momento mais tranquilo.
Reportei
“Gere relatórios profissionais em apenas 3 segundos”, diz o site do Reportei. E é pura verdade: rápida, essa ferramenta gera de forma integrada análises de Facebook, Instagram, Google Analytics, LinkedIn e YouTube.
Pago
LikeAlyzer
Focado no Facebook, o LikeAlyzer mostra o desempenho da sua página através de métricas pré-definidas e ainda faz comparações com as principais Fanpages relacionadas à sua área de trabalho.
Gratuito
Ferramentas de Inbound Marketing produtividade e organização
Agora só falta dar um jeito de deixar a rotina mais tranquila por aí, certo?
Asana
Um gerenciador de tarefas colaborativo, o Asana oferece diversos recursos, como lista de tarefas, criação de times, chat colaborativo e quadro de projetos.
Tem plano gratuito
Trello
Com o Trello, você cria listas e fluxos de trabalho que podem ser modelados do melhor modo para sua empresa. Assim como o Asana, traz o compartilhamento de tarefas entre membros da equipe. Ele só não possui a possibilidade de chat!
Tem plano gratuito
Slack
Focado nas conversas, o Slack permite que sua equipe dialogue de forma organizada: basta criar um canal para a sua empresa e times específicos dentro dele. Também dá pra compartilhar arquivos e fazer integração com outras ferramentas, como o trello.
Tem plano gratuito
Agora que você já tem as ferramentas, está respirando mais aliviado?
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