Inbound Marketing

Inbound Marketing: contratar agência ou montar uma equipe interna?

agência de inbound

Você está ansioso para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing? Então respire fundo e não se apresse. A definição de como implantar essa metodologia para o seu negócio precisa ser feita com calma e começa por uma decisão importante: montar uma equipe interna ou contratar uma agência de Inbound?

Sim, nós somos uma agência especializada. Mas sabemos que cada negócio é único e diferentes cenários pedem diferentes soluções. Algumas empresas têm funcionários antigos de Marketing querendo aprender a metodologia. Outras precisariam de uma equipe inteiramente nova. Outras não têm tempo nem recursos para essa reestruturação. E outras, ainda, são tocadas por apenas um empreendedor, que trabalha sozinho em seu negócio e precisa de tempo para investir na gestão, mas não pode deixar o Marketing Digital de lado.

E, por isso, no texto de hoje iremos ajudá-lo a entender os pontos positivos e os pontos negativos de cada um desses modelos de viabilização do Inbound, o interno e o externo. Vamos lá?

 

Cenário 1: contratar uma agência de Inbound

 

Conhecimento técnico em mídia digital, produção de conteúdo, SEO, automação de fluxos, criação de sites. Planejamento de estratégias. Visão analítica.

Essas competências são imprescindíveis para que o Inbound Marketing traga resultados. E as agências especializadas na área possuem esse leque de skills à mão, além de ferramentas e diferentes profissionais prontos para o trabalho.

Ou seja, elas têm condições de operacionalizar todo o processo do Inbound de modo rápido e seguro. Geralmente, uma agência leva em torno de quatro semanas para dar start a esse processo, enquanto a  contratação de um especialista de marketing para sua empresa leva uma média de seis meses para adaptação ao negócio, implantação de processos e de ferramentas.

Em uma agência, você terá como principal ponto de contato um gerente de conta, que irá liderar uma equipe mista – que pode ser composta de redatores, designers e profissionais de mídia – para executar os trabalhos. Aqui, vale ressaltar que na hora da escolha da agência é importante contar com uma proposta de parceria, que tenha um atendimento próximo como foco para que as estratégias estejam sempre alinhadas.

Além disso, é fundamental saber se a agência tem a prática de enviar relatórios para analisar com você o andamento da estratégia de Inbound. Como cliente, você irá contar com a ajuda da agência para entender o que seus resultados significam e como direcionar as estratégias para o sucesso.

 

Cenário 2: estruturar o Inbound internamente

 

Caso você não esteja com pressa para ver uma estratégia de Inbound funcionando e tenha disponibilidade para investir em uma reestruturação ou renovação de equipe de marketing, é possível pensar em criar essa cultura internamente.

Reestruturação: as mudanças na equipe atual

A principal vantagem de apostar no treinamento de sua equipe atual de marketing para atuar com Inbound é o conhecimento que ela já detém sobre o seu negócio. Afinal, para que essa metodologia funcione é preciso traçar suas estratégias com base no comportamento e em dados do seu nicho de mercado. E é dentro da própria empresa que esse conhecimento está.

Uma agência consegue imergir em sua realidade e retirar os conhecimentos necessários para o seu projeto de Inbound, mas para isso é fundamental contar com uma parceira que tenha como diferencial a proximidade no relacionamento.

O ponto negativo de investir em treinamento da sua equipe atual é o tempo. Colocar pessoas em funções novas, treiná-las, identificar os talentos de cada uma para o Inbound e planejar sua organização não é algo que acontece do dia para a noite. E você precisa estar aberto às tentativas e erros do processo.

Renovação: a chegada de uma nova equipe

Assim como reestruturar sua equipe interna, atrair novos talentos para o seu time de marketing com foco em Inbound leva um certo tempo para funcionar. Serão pessoas que estarão chegando em sua empresa e precisarão de uma imersão para entender o mercado em que você atua. Além disso, a equipe como um todo também precisará criar novos processos de trabalho para incorporar o Inbound na rotina de trabalho.

O lado interessante de novas contratações com foco no digital é que cabeças frescas chegarão à sua empresa. E elas estarão cheias de ideias para colocar em prática – ideias e conhecimentos que ficarão como um legado para o seu negócio.

 

Solução mista: agência de Inbound + recurso interno disponível

 

Ainda na dúvida? Essa escolha não precisa ser necessariamente de exclusão: você pode combinar as opções interna e externa para encontrar uma solução mais flexível e que une as vantagens destes dois modelos.

No modelo híbrido, você irá delegar uma pessoa interna para ficar responsável pelo alinhamento de estratégias com a agência e fornecer todas as informações necessárias sobre seu nicho de mercado. Assim, um funcionário estará inteiramente dedicado para o sucesso do Inbound e você ainda pode contar com a expertise de uma agência para colocar a metodologia em prática.

Decidiu qual modelo é mais interessante para você? Se uma agência for a sua opção, você já sabe com quem conversar! Manda um recado pra Eureka Digital.

 

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