Inbound Marketing

Jornada do Comprador: o caminho natural de todo consumidor

jornada do comprador

Você lembra de quando ia de loja em loja comparar preços, olhar produtos e só depois de uma bela garimpada comprava aquilo que queria? Hoje, nossa lógica de consumo é outra. Antes de sair de casa, a primeira coisa que costumamos fazer é abrir uma nova aba no navegador e fazer nossas pesquisas online.

E todo este caminho virtual que percorremos até adquirir algum produto ou serviço pode ser mapeado em um modelo que se chama Jornada do Comprador. Uma ferramenta usada no Inbound Marketing, essa jornada começa no momento em que uma pessoa procura uma determinada informação na internet e encontra o seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Para saber como a Jornada entra em uma estratégia de Inbound, dê um pulinho em nosso texto sobre os quatro primeiros passos do Inbound Marketing!

Mas quais são os estágios desse caminho todo? E como criar conteúdo para cada um desses momentos? Vamos descobrir!

 

Jornada do Comprador: 1 – Aprendizado e Descoberta

 

Na maioria das vezes, o consumidor não sabe exatamente como descrever um problema ou uma necessidade que tem – e nem como resolvê-los. E é nesse estágio inicial de buscas que sua empresa precisa oferecer um conteúdo que capte a atenção do leitor, fazendo- entender o que exatamente está tentando buscar.

Para atrair a atenção, é importante que o conteúdo se conecte com o que a pessoa está passando – e isso se faz através do uso de sintomas para explicar um problema.

Vamos pensar em um exemplo prático e acompanhar a uma jornada fictícia para entender do que estamos falando?

Imagine que você é um coach e seu serviço é ajudar pais e mães através de cursos e consultorias. Agora, imagine que uma mãe está em apuros com o mau comportamento do seu filho na hora das refeições. Qual é uma das coisas que ela faz para tentar entender o problema? Vai para o Google e pesquisa: meu filho não quer comer. Um artigo que captaria a atenção dela utilizando esse sintoma seria justamente: “Seu filho não quer comer? Entenda por que isso acontece”. Compreendeu a lógica?

 

Jornada do Comprador: 2 – Reconhecimento

 

Depois que entende qual é o problema que precisa resolver, a pessoa passa a aprofundar suas buscas, querendo encontrar a solução ideal. Nesse momento, sua comunicação deve trazer dicas práticas. Afinal, uma das bases do Marketing de Conteúdo é fornecer informações úteis para o seu público.

Isso, obviamente, não deve excluir as soluções que sua empresa oferece. Basta mostrar que é possível resolver a situação, dar exemplos e deixar claro que você pode ajudar!

Como fazer isso? Voltamos ao exemplo do filho que não quer comer. Como coach, você pode escrever um artigo explicando “Seis técnicas para fazer o seu filho aproveitar melhor as refeições”. Aproveite para mencionar a consultoria como um serviço que pode ajudar de modo personalizado a superar este problema.

 

Jornada do Comprador: 3 – Consideração

 

Quando o consumidor entende que seu produto ou serviço pode ajudá-lo, ele entra no estágio de consideração das suas soluções. E precisa, então, entender com mais detalhes como exatamente o seu serviço, ou produto, funciona.

Uma dica importante para essa etapa da jornada é criar um senso de urgência no leitor, para impulsioná-lo a seguir adiante e decidir pela compra. Que tipo de conteúdo é ideal para essa fase? Considerando a nossa jornada fictícia, uma opção assertiva seria criar um guia sobre como escolher o coach ideal para sua família.

 

Jornada do Comprador: 4 – Decisão

 

Por fim, vem a decisão de compra, que precisa ser embasada em informações que destaquem os diferenciais do seu negócio. O conteúdo desse estágio final deve convencer o consumidor de que ele fará a escolha certa ao optar por seu produto ou serviço. E é aqui que o Marketing fica mais direto: cases de sucesso, oferecimento de trials, depoimentos de clientes, esses são os conteúdos que irão ajudá-lo a fechar negócio.

Parece um longo caminho? Estamos aqui para ajudá-lo em cada etapa dessa jornada. Conheça nossas soluções em Inbound!

4 thoughts on “Jornada do Comprador: o caminho natural de todo consumidor

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