Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: chega de falar só do seu produto

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Empresas nos enviam informações o tempo todo, mas quantas delas são relevantes e podem mudar o seu dia? Poucas, certo? Essas poucas têm uma qualidade que as distingue: o valor. E é essa palavra que faz com que o Marketing de Conteúdo esteja ganhando cada vez mais em eficiência.

O motivo é simples: o foco dessa técnica está em distribuir conteúdo online relevante e valioso, capaz de atrair e conquistar um público definido, auxiliando-o em toda a jornada de compra e criando vínculos entre pessoas e marcas.

Podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. Essa metodologia prega que a publicidade não deve ser trabalhada com foco na promoção direta de uma marca ou produto, e sim com métodos para atrair as pessoas de forma espontânea até sua empresa, através de informações úteis. Em outras palavras, fazer com que o consumidor encontre a sua empresa.

Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo é inverter o ponto de vista da sua comunicação: ao invés de falar sobre si mesmo, você vai falar sobre o que seu público quer saber.

 

Alguns números sobre Marketing de Conteúdo no Brasil

 

Mas como as empresas brasileiras têm utilizado o Marketing de Conteúdo? Para entender esse cenário, a Rock Content – grande plataforma de conteúdos  – criou uma pesquisa direcionada, a Content Trends.

Sua primeira edição, de 2015, foi feita quando estudos sobre o assunto não eram muito explorados no Brasil. A última edição da pesquisa, de 2017, contou com a participação de 3.650 pessoas de diversas áreas de atuação e trouxe alguns dados interessantes sobre como o mercado brasileiro está se relacionando com essa técnica:

  • Entre os participantes, 71% afirmaram utilizar o Marketing de Conteúdo em sua estratégia de comunicação;
  • Entre os que ainda não o adotaram, 68,9% tem esta pretensão;
  • E entre as que já utilizam, 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia;
  • Empresas que realizam publicações em seus blogs conquistam até 1,8 vezes mais visitantes do que aquelas que não possuem essa ferramenta;
  • O principal desafio para este ano em relação ao Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo que engaja o público, segundo 76,1% dos respondentes.

 

Por que tantas empresas brasileiras estão adotando o Marketing de Conteúdo?

 

Agora você já entendeu o que é Marketing de Conteúdo e como anda o cenário desse mercado no Brasil, mas talvez mais importante do que isso seja compreender por que essa técnica é tão importante para o seu negócio. Vamos lá?

Aumenta a visibilidade online

Cada conteúdo publicado é uma nova chance de ser encontrado por seu público-alvo. E conteúdo de alta qualidade impacta significativamente os mecanismos de busca, como o Google, fazendo com que seu site ganhe mais relevância online.

Cria vínculos com o público

Quando a comunicação de sua marca é feita com base no Marketing de Conteúdo, naturalmente ela irá ficar mais próxima das necessidades do seu público. Isso cria empatia, uma qualidade fundamental para construir vínculos efetivos com pessoas.

Gera oportunidades de venda mais assertivas

O Marketing de Conteúdo conduz o cliente através do funil de vendas, respeitando a sequência natural de interesse das pessoas e nutrindo-as com informações relevantes. O processo pode ser mais demorado, mas com certeza resulta em um processo de vendas mais assertivo!

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