Inbound Marketing

Marketing Digital para médicos e clínicas: uma estratégia para atrair e fidelizar pacientes

marketing digital para médicos

Como os pacientes costumam chegar até sua clínica? Indicação? Pelo plano de saúde? Ou “pela internet”?

Consultar o Google em busca de profissionais e também de orientações sobre saúde tem se tornado um hábito: 94% das 3.800 pessoas entrevistadas para o levantamento Jornada Digital do Paciente afirmaram que utilizam a internet para se informar sobre sua saúde. A pesquisa é de 2016 e foi realizada pela empresa Minha Vida, que desenvolve produtos digitais voltados para a área.

Ou seja, se você não está online…

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Por esse motivo, são tantos os profissionais da saúde que estão investindo em Marketing Digital. Além de promover o seu trabalho na internet, com essa estratégia é possível crescer em vários aspectos: conquistar mais pacientes, fidelizar os atuais, se tornar referência na sua área de atuação, educar seu público sobre problemas e possíveis tratamentos.

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Gostou, né? Então acompanhe os próximos parágrafos, porque a gente vai explicar melhor como usar o Marketing Digital para médicos e clínicas.

 

Conheça os campos de atuação do Marketing Digital para médicos e seus benefícios

 

Mais do que atualizar e profissionalizar suas redes sociais, o Marketing Digital envolve uma diversidade de ações (em vários canais) para alcançar os objetivos desejados. Grande parte dessas ações se baseia na produção de conteúdo de qualidade e na automação de sua distribuição.

Quais delas são interessantes para o Marketing Digital de profissionais da área da saúde?

Site

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É isso que um site bem projetado faz por você: te dá visibilidade.

Seu site é muito mais do que um “cartão de visitas digital”. Ele é uma ferramenta de conversão. O que isso significa? Que ele é um canal para captar pacientes. Por isso, ele precisa estar sempre atualizado, ter todas as informações essenciais sobre sua clínica ou consultório e sua área de atuação, além de ser responsivo – ou seja, adaptável a várias telas, como as de smartphones.

Para que seja eficiente na captação de novos visitantes, também é importante que seu site seja otimizado para ser facilmente encontrado em buscadores, como o Google. Esse trabalho é feito com uma técnica de Marketing Digital chamada SEO (Search Engine Optimization), que trabalha aspectos como as palavras-chave e a construção de links.

Marketing de conteúdo

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Vamos criar autoridade e se destacar dos concorrentes?

Um dos pilares do Marketing Digital é o conteúdo. Com ele, traduzimos parte do seu conhecimento médico em informações acessíveis e relevantes para o seu público-alvo. Além de funcionar para a atração de pacientes, um bom conteúdo também ajuda a fidelizar aqueles que já conhecem o seu trabalho, fazendo com que seu nome seja referência.

Mas onde exatamente o conteúdo entra em uma estratégia de Marketing Digital? Primeiro, e muito importante, é manter um blog dentro do seu site. Um ativo permanente, o blog concentra os textos-chave que servirão de base para “educar” o seu público.

Quer saber mais sobre blogs? No texto Blog corporativo: por que tê-lo em sua estratégia de Marketing Digital falamos especificamente sobre esse assunto!

Além do blog, suas redes sociais são fundamentais para visibilidade e construção de credibilidade. Como são um meio veloz, as redes também são ótimos termômetros para saber quais conteúdos estão agradando mais o seu público, que assuntos geram mais dúvidas e como você pode explorar essas questões!

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Postou um conteúdo maravilhoso e ninguém deu bola? Investir é preciso.

Estimativas especulam que apenas 3% da sua base de fãs no Facebook realmente seja impactada pelas suas publicações. O que isso significa? Que o alcance orgânico – aquele gerado de modo espontâneo – dos posts está cada vez menor. Afinal, competir com a quantidade imensa de informações que inundam as timelines não é fácil.

Por isso, em uma estratégia de Marketing Digital focada em resultados, é preciso mais do que contar com um conteúdo de qualidade: sua distribuição deve ser impulsionada para que você seja encontrado pelas pessoas certas.

Para perder o medo de investir em mídia paga, recomendamos a leitura desse link!

Além dos impulsionamentos e campanhas no Facebook Ads, por exemplo, é importante dar atenção para o Google Adwords. Essa ferramenta possibilita a criação de um anúncio para o seu consultório ou clínica que irá aparecer nos resultados de busca do Google ou em sites parceiros.

Tanto Facebook Ads quanto Google Adwords são ferramentas que oferecem um controle flexível do investimento e, ao final de uma campanha, trazem métricas que tornam possível calcular o retorno do valor investido.

E-mail Marketing

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É assim que seu paciente fica quando recebe atenção.

O e-mail marketing é uma ferramenta assertiva para cultivar e alimentar o relacionamento com quem já demonstrou interesse no seu conteúdo online ou já é seu paciente. Com uma newsletter bem feita e segmentada de forma correta, você informa sua base de modo ainda mais personalizado, contribuindo para aumentar a confiança em seu trabalho e fidelizar pacientes.

Esse foi um gostinho de por que o Marketing Digital é uma estratégia valiosa para médicos e outros profissionais da saúde. Quer entender mais sobre isso e saber como podemos te ajudar? Cadastre-se em nossa página Marketing Digital para Médicos!

 

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