Redes Sociais

Você não precisa ser onipresente: saiba quais redes sociais escolher para o seu negócio

marketing digital em redes sociais

Se você começou a ler esse texto, é porque já sabe o que as redes sociais podem fazer pelo seu negócio. Afinal, 78% dos usuários de internet no Brasil estão em alguma rede por aí, e ninguém em sã consciência vai ignorar o potencial deste canal de contato, né?

Facebook GIF

Sim. Quase ninguém mesmo ignora o potencial das redes: segundo a Social Media Trends 2018, pesquisa realizada pela Rock Content, 94,4% das empresas respondentes estão nas redes sociais. Porém, o que acontece é que quase metade delas (49,9%) delas se consideram pouco ou nada eficientes nestes meios.  

E o que isso quer dizer? Nós levantamos algumas perguntas possíveis.

  • Será que as redes não estão sendo bem utilizadas?
  • O esforço de comunicação está sendo direcionado para os canais errados?
  • Falta uma análise de resultados eficaz?
  • Tudo isso ao mesmo tempo?

Estar em todas as redes sociais nem sempre é produtivo. Ao fazer isso, você corre o risco de simplesmente replicar conteúdo de um canal para outro, esperando atingir mais e mais pessoas. E acaba passando batido pelas timelines dos seus clientes potenciais.

Social Media Art GIF

Ou seja, antes de metralhar posts por aí é preciso conhecer bem o seu público e o modo como ele consome conteúdo. Quando as buyer personas do seu negócio estão bem definidas, fica fácil saber onde a sua audiência se concentra e que tipo de informação ela busca nessas redes.

Com esses dados em mãos, você tem meio caminho andado para fazer uma diferença real na vida dessas pessoas através de conteúdo. A outra metade da jornada está em entender as particularidades de cada rede. Para mostrar um pouco delas, vamos levá-lo em um tour pelos quatro principais canais sociais!

 

O que você precisa saber sobre: Facebook

 

Social Media Facebook GIF

 

Não tem como fugir dele. Só no primeiro trimestre deste ano, o Facebook registrou mais de 127 milhões de usuários mensais no Brasil. Por esse volume, consideramos essa plataforma obrigatória para o seu negócio – independente da orientação B2B ou B2C.

Além disso, pense em quantas vezes vocês mesmo já não foi procurar uma empresa no próprio Facebook? E se não a encontra, qual a sua reação?

Temos só um lembrete importante para fazer aqui: nunca, jamais e sob hipótese alguma crie um perfil pessoal para a sua empresa. No Facebook, escolha o modelo de fanpage, que é o correto e irá fornecer uma série de dados com informações sobre o desempenho de seus posts e sobre o público atingido por eles.

 

O que você precisa saber sobre: Instagram

 

Social Media Instagram GIF by Much

 

Rede social de fotos de comida? Não só isso. De acordo com a Social Trends 2018, o Instagram foi citado como rede favorita por 47,1% dos respondentes. Além disso, ele cresce a passos largos: em junho, anunciou que superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo que em setembro de 2017 esse número era de 800 milhões.

Dono de um público jovem, o Instagram conecta pessoas visualmente e tem sido cada vez mais utilizado para definir estilos de vida. É exatamente neste sentido que ele precisa ser explorado. Dê valor para suas imagens, seja direto nas mensagens das legendas e faça bom uso das hashtags para ser encontrado por quem busca o que você tem a oferecer!

 

O que você precisa saber sobre: Twitter

 

Follow Me Twitter GIF

 

Um canal direto, simples e com uma audiência altamente engajada e ativa. Esse é o Twitter. Apesar de ter muito menos usuários do que o Facebook (a rede encerrou o mês de março de 2018 com 336 milhões de usuários em todo mundo), ele é uma ótima oportunidade para interagir direta e rapidamente com o seu público-alvo.

Mas se você não possui uma equipe dedicada para isso e não poderá twittar tanto quanto deveria, já saiba de antemão que sua presença não vai se estabelecer nessa rede. No Twitter, você precisa conversar.

 

O que você precisa saber sobre: LinkedIn

 

office GIF

 

A maior rede social profissional do mundo! O LinkedIn é uma ótima vitrine para pessoas que querem ampliar o networking e mostrar o currículo, mas também abre espaço para empresas em busca de novos clientes e também de colaboradores.

Divulgue conteúdo relacionado à sua área, participe de fóruns e aproveite para criar artigos que gerem debates na rede. Ela é propícia para criar autoridade! Mas lembre, para utilizar o LinkedIn vale a mesma dica do Facebook: não opte pelo perfil pessoal. Crie uma Company Page para poder exibir as informações corretas sobre sua empresa, gerenciar seus anúncios e capturar insights sobre o público.

 

O que você precisa saber sobre: todas essas redes

 

Independente de quais redes sociais funcionarem melhor para o seu tipo de negócio, uma coisa é certa: se você não investir em conteúdo de qualidade, será difícil criar relevância e atingir o público certo.

Contar com um time de marketing digital que entenda a especificidade das redes e saiba enviar a sua mensagem de modos diferentes em cada um destes canais é crucial para não perder tempo – e dinheiro – nesse processo.

Se você ainda não sabe muito bem onde está o seu público e nem como pode falar com ele, vem trocar uma ideia com a nossa equipe: tem gente especializada no assunto que pode ajudá-lo a fazer bonito na internet!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *