Redes Sociais

Se você se interessa só por likes, precisamos conversar sobre métricas de vaidade!

Você sabe dizer o que as redes sociais tem trazido para o seu negócio?

Lisa Kudrow Fun GIF by Nick At Nite

Likes? Muitos likes?

Mas como essas curtidas se traduzem na realidade da sua empresa? Difícil explicar, né. Isso acontece porque dados como a quantidade de likes por post ou o número de seguidores da sua página são métricas de vaidade. E métricas de vaidade não nos trazem informações realmente efetivas sobre nossa atuação no mundo digital.

Dar importância para as métricas erradas é tão perigoso quanto não acompanhar nenhuma delas. Toda boa estratégia de Marketing Digital precisa ser embasada em dados que orientam nossas ações. E é justamente sobre isso que iremos falar neste artigo!

A importância das métricas

Cerca de 28% das empresas que participaram da pesquisa Social Media Trends 2018, realizada pela Rock Content, não analisam os resultados obtidos nas redes sociais.

Lisa Kudrow Friends GIF

Mas esse número é muito alto!

Tempo e dinheiro são recursos valiosos, e ambos estão sendo desperdiçados quando não há uma análise do retorno sobre o esforço investido nas suas redes sociais.

Aqui na Eureka Digital, nós acreditamos que a falta de conhecimento sobre o uso das métricas é o principal entrave para que essa análise seja valorizada e incorporada à rotina das empresas.

Métricas não servem apenas para dar satisfação para o seu chefe e dizer que as coisas estão indo bem nas redes sociais. Elas são fundamentais para descobrir erros e acertos, guiando e afinando suas ações, o relacionamento com o seu público-alvo e (o mais importante) o modo como você vende nesses canais.

Métricas de vaidade

Sabe aquele elogio do crush que infla o nosso ego mas não resulta em um convite para um date?

How You Doin Flirting GIF

Não se deixe enganar pelo Joey.

Esse é um exemplo de métrica de vaidade. Mas tudo bem ficar feliz com o elogio do crush ou com o crescimento dos seus seguidores nas redes sociais. O que não pode acontecer é colocá-los como parâmetro de sucesso.

Lembre-se: as métricas de vaidade são aquelas que não ajudam você a tomar nenhuma decisão. Se você olha para um dado e simplesmente não sabe o que fazer com ele, é possível que esteja encarando uma métrica de vaidade.

Três exemplos práticos!

  • Os queridos likes: é super legal quando seu post impulsionado recebe aquela chuva de curtidas. Mas o que elas querem dizer? O conteúdo agradou? Ou foi a imagem utilizada no post? Um like, infelizmente, não traz informação suficiente para entender o comportamento do seu público. E, portanto, não tem como ser parâmetro para tomada de decisões!
  • Número de seguidores: enquanto métrica de negócio, a quantidade de pessoas que segue sua empresa nas redes sociais não se traduz em basicamente nada. Calma, é interessante ter um número razoável de seguidores, pois isso passa uma certa confiança em quem está chegando agora nas suas redes. Mas, em termos práticos, quantos dos seus seguidores realmente acessam e se interessam pelo seu conteúdo?
  • Pageviews: ao contrário dos visitantes únicos, essa métrica não diz muito sobre a evolução ou o crescimento do seu site. Afinal, se você teve 10.000 pageviews nesse mês, isso não significa que 10.000 pessoas diferentes visitaram seu site. Podem ter sido apenas 1.000. E essa diferença demandaria ações bem diferentes, concorda?

Bônus com polêmica: a taxa de cliques

Considerada por muitos sites especializados em Marketing Digital como uma métrica de vaidade, a taxa de cliques é vista de outro modo aqui na ED.

Why Would You Do That David Schwimmer GIF

A gente faz isso porque discorda da ideia de que a taxa cliques não gera nenhuma tomada de decisão em busca de resultados.

Sim, a gente sabe que sozinha ela não diz muito. Afinal, ver quantas pessoas clicaram no seu anúncio mas não saber se realmente houve conversão é quase como não saber nada.

Mas pense na taxa de cliques em conjunto com outras métricas, como o alcance. Se o seu anúncio teve um bom alcance e engajou o público, mas a quantidade de cliques foi mínima, há algo que precisa ser repensado na sua estratégia!

Ainda achando essa coisa de métricas confusa? A gente pode explicar melhor esse assunto (enquanto tomamos um belo café): marque uma conversa com a nossa equipe!

One thought on “Se você se interessa só por likes, precisamos conversar sobre métricas de vaidade!

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